top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas Melo

10 motivos para investir em um sistema de energia solar fotovoltaica



Você sabe quais são os principais motivos para investir em um sistema solar fotovoltaico? Primeiro, o Brasil fornece uma das fontes de energia mais caras do mundo e tem um enorme potencial de sol. Além disso, os preços dos equipamentos fotovoltaicos caíram nos últimos anos, enquanto as tarifas continuaram a subir.


Separamos 10 outros motivos para ajudá-lo a tomar a decisão certa e começar a usar a luz do sol para economizar na conta de energia!

 

1) Redução de custos

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico você passa a economizar muito na conta de luz. Afinal, o sistema permite que você use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária.


Além disso, caso você não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos energéticos que podem ser utilizados em até 60 meses.


2) Melhor retorno para seu investimento

O sistema de energia solar é um investimento que apresenta um retorno melhor do que qualquer aplicação de renda fixa. Tal rendimento chega a ser até duas vezes melhor do que aplicações comuns (e não estamos falando da poupança).


3) Valorize o seu imóvel

Pode ter energia solar fotovoltaica mesmo que não pretenda ficar no mesmo imóvel durante toda a vida útil do sistema. No mercado norte-americano, por exemplo, as casas solares tiveram maior valor agregado e até foram vendidas em menos tempo.


4) Instalação rápida e fácil

O sistema fotovoltaico pode ser instalado em 5 dias em média. Normalmente, não são feitas grandes intervenções na propriedade e não é necessário cortar a energia da casa a longo prazo. De fato, a energia da propriedade se extingue em apenas dois momentos de instalação, ambas em fase final.


5) Quanto mais espera, mais poupa

Recentemente, o preço dos equipamentos fotovoltaicos baixou significativamente. No entanto, esperar que ele baixe mais para instalar o sistema não é a melhor decisão. Você pode ver neste artigo nossa análise de duas possibilidades: esperar o preço cair ou instalar agora?


6) Proteção contra alterações tarifárias

Os sistemas de bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) existem em decorrência da queda do nível d'água dos reservatórios hidrelétricos, associada ao uso de usinas termelétricas para produção de energia. Como a energia gerada pela queima de combustíveis fósseis é mais cara (além de ser muito mais poluente), os consumidores pagam mais pela energia que consomem.


No entanto, os imóveis com sistemas solares fotovoltaicos estão isentos dessas alterações, pois pelo sistema de compensação vigente no Brasil, cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido, independentemente do valor final da relação.


7) Fácil manutenção

A manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica é muito simples. Como não há partes móveis ou motores, a manutenção do sistema é focada principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos.


Na maioria das vezes, as chuvas são responsáveis ​​por limpá-los, mas ainda é importante garantir que não haja obstruções que possam reduzir a eficiência do sistema.


8) Sistema Extremamente Robusto e Durável

Os módulos fotovoltaicos beneficiam de uma garantia de funcionamento de 25 anos. Portanto, além de seu investimento em energia fotovoltaica se pagar a partir da economia proporcionada na conta de luz, você irá gerar energia limpa e sem custos! Além disso, os módulos fotovoltaicos são extremamente duráveis, passando por testes de impacto que simulam granizo e outros objetos.


9) Instalação sem burocracia

Após decidir pela contratação do sistema, você não precisa se preocupar com mais nada. A DC Elétrica se responsabiliza por todos os trâmites com a concessionária de energia e entrega o sistema pronto: homologado, instalado e operando. A economia e todas as outras vantagens aparecem já no primeiro mês após a instalação.


10) Faz bem pra você, pra rede elétrica e pro planeta

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta. Assim, ao instalar um sistema solar fotovoltaico, você garante um fornecimento permanente de energia sustentável que trabalha em parceria com a descarbonização da economia.


Além disso, a descentralização dos locais de produção, desde a geração distribuída, até a coordenação com a rede elétrica em geral, reduz a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão, assim como de novos investimentos em grandes hidrelétricas que têm um impacto ambiental enorme.


Está convencido de todas as vantagens que uma instalação fotovoltaica pode oferecer? Você consegue pensar em mais motivos? Informe-nos através do nosso canal de comunicação ou vá em frente e solicite seu orçamento!




73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page